Lugares com alma

Pergunta Bocixa de Zënzar polo significado de Antemil, lugar da freguesia de Cerzeda que aparece num pleito do ano 1419 (“Et reservo su derecho al dicho Arias Pardo, se alguno ha, a los casares de Antemir et de Françelos et en na eglleia de Zerzeda1), e microtopónimo também dum monte de Parada, situado fronte a igreja de Numide, da outra beira do Lengoelhe2.

lETREIRO ANTEMIL

Tratam-se de dous exemplos mais da ingente nómina de topónimos derivados de possessores medievais de nome germânico, que tam difíceis lhe resultam de explicar à historiografia espanholista polos seus preconceitos anti-suevos.

Todo aponta para umha villa (ou qualquer outro tipo de possessom) *Antemiri, isto é, propriedade dum senhor Antemirus (se quadra o mesmo terratenente era o proprietário dos dous lugares), antropónimo explicável polos elementos gôticos anths ‘alma’ e mêreis ‘célebre’. Artemiro, já que logo, era ‘O da Alma Célebre’.

A semelhança com Ardemil, pola que perguntava Bocixa, é um ar de família: a dos muitos topónimos galego-portugueses rematados em -mil, que delatam um genitivomiri procedente dum antropónimo germânico com o termo mêreis ‘famoso, célebre’. Contudo, creio agora que para Ardemil talvez pode haver umha hipótese préromana, a partir do céltico ard ‘alto’.

Caminho a Antemil, em Cerzeda
Caminho a Antemil, em Cerzeda

1Manuel Lucas Álvarez, San Paio de Antealtares, Soandres y Toques, Sada, Ediciós do Castro, 2001, p. 220.

2Cartografia do IGN, Ordes 70-III.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s